Bem-vindo de volta

Entre com o seu email

Ao continuar você concorda com nossos Termos e Condições e Política de Privacidade

Esqueceu a senha? Resetar
Não tem conta? Criar conta

Criar conta

Crie sua conta para salvar seu progresso

Ao continuar você concorda com nossos Termos e Condições e Política de Privacidade

Sherlock Holmes: Um Estudo em Vermelho · Arthur Conan Doyle

Capítulo XIV: A Conclusão

14 de 14

Todos havíamos sido avisados para comparecer diante dos magistrados na quinta-feira; mas quando a quinta-feira chegou não havia ocasião para nosso testemunho. Um juiz mais alto havia tomado o assunto em mãos, e Jefferson Hope havia sido convocado diante de um tribunal onde uma justiça estrita seria aplicada a ele. Na própria noite após sua captura o aneurisma rebentou, e ele foi encontrado de manhã esticado no chão de sua cela, com um sorriso plácido em seu rosto, como se houvesse podido em seus momentos finais olhar para trás sobre uma vida útil e sobre um trabalho bem feito.

— Gregson e Lestrade ficarão furiosos com sua morte — observou Holmes, enquanto conversávamos sobre o assunto na noite seguinte. — Onde ficará o grande anúncio deles agora?

— Não vejo que eles tiveram muito a ver com sua captura — respondi.

— O que você faz neste mundo é uma questão sem consequência — retornou meu companheiro amargamente. — A questão é o que você pode fazer as pessoas acreditarem que fez. Nunca mind — continuou ele mais alegremente depois de uma pausa. — Não teria perdido a investigação por nada. Houve nenhum caso melhor dentro de minha memória. Simples como era, havia vários pontos mais instrutivos sobre ele.

— Simples! — exclamei.

— Bem, realmente, dificilmente pode ser descrito de outra forma — disse Sherlock Holmes sorrindo para minha surpresa. — A prova de sua simplicidade intrínseca é que sem nenhuma ajuda salvo algumas deduções muito comuns eu fui capaz de pôr a mão sobre o criminoso dentro de três dias.

— Isso é verdade — disse eu.

— Já expliquei que o que está fora do comum é geralmente um guia em vez de um obstáculo. Ao resolver um problema desse tipo, a grande coisa é ser capaz de raciocinar de trás para a frente. Essa é uma realização muito útil e muito fácil, mas as pessoas não a praticam muito. Na vida cotidiana é mais útil raciocinar para a frente, e assim o outro vem a ser negligenciado. Há cinquenta que podem raciocinar sinteticamente para um que pode raciocinar analiticamente.

— Confesso — disse eu —, que não o sigo muito bem.

— Mal esperava que seguisse. Deixe-me ver se posso torná-lo mais claro. A maioria das pessoas, se você descrever uma sequência de eventos para elas, lhe dirá qual seria o resultado. Elas podem juntar esses eventos em suas mentes e argumentar a partir deles que algo vai ocorrer. Há poucas pessoas, no entanto, que se você lhes dissesse um resultado, seriam capazes de desenvolver de sua própria consciência interior quais foram os passos que levaram a esse resultado. Esse poder é o que quero dizer quando falo de raciocinar de trás para a frente ou analiticamente.

— Entendo — disse eu.

— Agora este foi um caso em que você recebeu o resultado e tinha que encontrar tudo o mais por si mesmo. Agora deixe-me tentar lhe mostrar os diferentes passos em meu raciocínio. Para começar pelo começo. Aproximei-me da casa, como sabe, a pé, e com minha mente inteiramente livre de todas as impressões. Comecei naturalmente examinando a via pública, e lá, como já lhe expliquei, vi claramente as marcas de uma carruagem, que, como verifiquei por consulta, devia ter estado lá durante a noite. Satisfiz-me de que era uma carruagem e não uma carruagem privada pelo calibre estreito das rodas. A grôa londrina comum é consideravelmente menos larga do que uma berlinda de cavalheiro.

— Este foi o primeiro ponto obtido. Então caminhei lentamente pelo caminho do jardim, que acontecia ser composto de solo argiloso, peculiarmente adequado para receber impressões. Sem dúvida pareceu-lhe ser uma mera linha pisada de lama, mas para meus olhos treinados cada marca em sua superfície tinha um significado. Não há ramo da ciência de detetive que seja tão importante e tão negligenciado quanto a arte de rastrear pegadas. Felizmente, sempre dei grande ênfase a isso, e muita prática tornou-o uma segunda natureza para mim. Vi as marcas pesadas dos policiais, mas também vi a trilha dos dois homens que haviam passado primeiro pelo jardim. Era fácil dizer que haviam estado antes dos outros, porque em alguns lugares suas marcas haviam sido inteiramente obliteradas pelos outros vindo sobre elas. Dessa forma meu segundo elo foi formado, o que me disse que os visitantes noturnos eram dois em número, um notável por sua altura (como calculei pelo comprimento de sua passada), e o outro bem vestido, a julgar pela impressão pequena e elegante deixada por seus sapatos.

— Ao entrar na casa essa última inferência foi confirmada. Meu homem de botas estava diante de mim. O alto, então, havia feito o assassinato, se é que houve assassinato. Não havia ferimento na pessoa do homem morto, mas a expressão agitada em seu rosto me assegurou de que havia previsto seu destino antes que viesse sobre ele. Homens que morrem de doença cardíaca ou qualquer causa natural súbita nunca por acidente exibem agitação em suas feições. Tendo cheirado os lábios do homem morto, detectei um leve cheiro azedo, e cheguei à conclusão de que havia tido veneno forçado sobre ele. Novamente, argumentei que havia sido forçado sobre ele pelo ódio e medo expressos em seu rosto. Por eliminação, havia chegado a esse resultado, pois nenhuma outra hipótese corresponderia aos fatos. Não imaginem que foi uma ideia muito inédita. A administração forçada de veneno não é de jeito nenhum uma novidade nos anais criminais. Os casos de Dolsky em Odessa e de Leturier em Montpellier ocorrerão imediatamente a qualquer toxicologista.

— E agora veio a grande questão quanto à razão. O roubo não havia sido o objetivo do assassinato, pois nada havia sido levado. Era então política ou era uma mulher? Essa era a questão que se apresentava a mim. Inclinei-me desde o início para a última suposição. Os assassinos políticos são apenas muito gratos em fazer seu trabalho e fugir. Este assassinato havia, pelo contrário, sido feito de modo muito deliberado, e o perpetrador havia deixado suas trilhas por toda a sala, mostrando que havia estado lá todo o tempo. Deve ter sido um erro privado e não político que exigiu tal vingança metódica. Quando a inscrição foi descoberta na parede, eu estava mais inclinado do que nunca à minha opinião. A coisa era demasiado evidentemente uma ilusão. Quando a aliança foi encontrada, no entanto, isso resolveu a questão. Claramente o assassino havia usado para lembrar sua vítima de alguma mulher morta ou ausente. Foi nesse ponto que perguntei a Gregson se havia inquirido em seu telegrama para Cleveland quanto a qualquer ponto particular na antiga carreira do Sr. Drebber. Ele respondeu, como o senhor se lembra, negativamente.

— Então procedi a fazer um exame cuidadoso do quarto, o que me confirmou em minha opinião quanto à altura do assassino e me forneceu os detalhes adicionais quanto ao charuto Trichinopoly e ao comprimento de suas unhas. Já havia chegado à conclusão, uma vez que não havia sinais de luta, de que o sangue que cobria o chão havia rompido do nariz do assassino em sua excitação. Podia perceber que a trilha de sangue coincidiu com a trilha de seus pés. É raro que qualquer homem, a menos que seja muito pletórico, irrompa dessa forma através de emoção, então arrisquei a opinião de que o criminoso era provavelmente um homem robusto e de rosto corado. Os eventos provaram que havia julgado corretamente.

— Tendo deixado a casa, procedi a fazer o que Gregson havia negligenciado. Telegrafei ao chefe da polícia em Cleveland, limitando minha consulta às circunstâncias relacionadas com o casamento de Enoch Drebber. A resposta foi conclusiva. Disse-me que Drebber já havia pedido a proteção da lei contra um antigo rival em amor, chamado Jefferson Hope, e que esse mesmo Hope estava no momento na Europa. Sabia agora que tinha a pista do mistério em minha mão, e tudo que restava era prender o assassino.

— Já havia determinado em minha própria mente que o homem que havia entrado na casa com Drebber não era outro senão o homem que havia dirigido a carruagem. As marcas na estrada me mostraram que o cavalo havia vagado de uma maneira que teria sido impossível se houvesse alguém encarregado dele. Onde, então, poderia estar o cocheiro, a menos que fosse dentro da casa? Além disso, é absurdo supor que qualquer homem são executaria um crime deliberado sob os próprios olhos, por assim dizer, de um terceiro que certamente o trairia. Por último, supondo que um homem desejasse farejar outro por Londres, que meios melhores poderia adotar do que tornar-se cocheiro. Todas essas considerações me levaram à conclusão irresistível de que Jefferson Hope era para ser encontrado entre os cocheiros da metrópole.

— Se ele havia sido um, não havia razão para acreditar que havia deixado de ser. Pelo contrário, de seu ponto de vista, qualquer mudança súbita provavelmente chamaria atenção para si mesmo. Ele provavelmente, por algum tempo pelo menos, continuaria a desempenhar seus deveres. Não havia razão para supor que estava usando um nome assumido. Por que deveria mudar seu nome num país onde ninguém conhecia seu nome original? Portanto organizei meu corpo de detetives árabes de rua e os enviei sistematicamente para cada proprietário de carruagem em Londres até que localizassem o homem que eu queria. Como eles se saíram bem, e como aproveitei rapidamente, ainda está fresco em sua memória. O assassinato de Stangerson foi um incidente que foi inteiramente inesperado, mas que dificilmente poderia em qualquer caso ter sido evitado. Por meio disso, como sabe, entrei em posse das pílulas, cuja existência já havia suposicionado. Veja toda a coisa é uma cadeia de sequências lógicas sem uma quebra ou falha.

— É maravilhoso! — exclamei. — Seus méritos deveriam ser publicamente reconhecidos. Deveria publicar um relato do caso. Se não o fizer, eu o farei por você.

— Pode fazer o que quiser, Doutor — ele respondeu. — Veja aqui! — continuou ele, me passando um papel. — Olhe isso!

Era o Echo do dia, e o parágrafo ao qual ele apontou era dedicado ao caso em questão.

"O público", dizia, "perdeu um tratamento sensacional pela morte súbita do homem Hope, que era suspeito do assassinato do Sr. Enoch Drebber e do Sr. Joseph Stangerson. Os detalhes do caso provavelmente nunca serão conhecidos agora, embora sejamos informados por boa autoridade que o crime foi resultado de uma velha e romântica rivalidade, na qual o amor e o Mormonismo desempenharam um papel. Parece que ambas as vítimas pertenciam, em seus dias mais jovens, aos Santos dos Últimos Dias, e Hope, o prisioneiro falecido, é também oriundo da Cidade do Lago Salgado. Se o caso teve algum outro efeito, pelo menos destaca da maneira mais marcante a eficiência de nossa força policial de detetives, e servirá como lição a todos os estrangeiros de que fariam bem em resolver suas disputas em casa e não as transportar para o solo britânico. É um segredo aberto que o crédito desta captura habilidosa pertence inteiramente aos bem conhecidos oficiais da Scotland Yard, os Srs. Lestrade e Gregson. O homem foi preso, ao que parece, nos quartos de um certo Sr. Sherlock Holmes, que ele mesmo, como amador, mostrou algum talento na linha de detetive, e que, com tais instrutores, pode esperar com o tempo atingir algum grau de sua habilidade. Espera-se que um testemunho de algum tipo seja apresentado aos dois oficiais como um reconhecimento adequado de seus serviços."

— Não lhe disse quando começamos? — exclamou Sherlock Holmes com uma risada. — É o resultado de todo o nosso Estudo em Vermelho: conseguir para eles um testemunho!

— Não importa — respondi. — Tenho todos os fatos em meu diário, e o público os conhecerá. Enquanto isso o senhor deve se contentar com a consciência do sucesso, como o avarento romano —

"Populus me sibilat, at mihi plaudo
Ipse domi simul ac nummos contemplor in arca."

Prefere ler com marcador de progresso ou baixar o livro?